Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

segunda-feira, março 21, 2005

Bates é firmeza

DESPACHO de Eduardo Gerarque para a Agência Fapesp conta a história de um bibliotecário do Pará que estuda a influência da obra de Henry Bates 150-e-tantos anos depois de sua expedição à Amazônia. Bates era amigo do herói número 1 do meu panteão, Alfred Russel Wallace. Os dois vieram ainda moleques para Belém fazer coisas que hoje dariam cadeia por biopirataria. Bates era mais meticuloso e mais criterioso que Wallace. Provavelmente era muito melhor naturalista, também. Mas e daí? Ele não descobriu a seleção natural...

Abaixo, o link para o paper no Scielo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

E, aqui, a cereja do bolo: o link para a edição on-line do livro de Bates O Naturalista no Rio Amazonas. Tesão.

http://manybooks.net/titles/bateshenetext00notra10.html

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Você mora em Belém?
Lain

1:31 PM  
Blogger Paranthropus said...

Adoraria, mas moro em São Paulo mesmo. Grande, feia e suja.

3:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uhm... pelo seu texto, eu achei que morasse em Belém. Eu já morei lá e tenho saudade. Já morei em São Paulo e não tenho saudade!:-)
bjs
Lain
www.karapana.zip.net

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fazendo inveja aos dois eu moro em Belém. E Belém é mais um menos grande, feia e muito suja também. A diferença é que temos um mar de rio em nossa frente e não um Tietêzinho. Morei em Piracicaba e tenho uma sardade de lá. O Bates mata a pau mesmo. Deveria ter uma estátua dele por aqui. Mas o Museu Goeldi não deve ter grana para isso.

10:55 AM  
Blogger Paranthropus said...

Pô, Mano, falaisso não... Belém é um ishpetáculo. Quando você fala que a cidade é suja, está se referindo ao lixo na rua. Quando eu falo que SP é suja, estou falando de AR sujo, de agressão visual, sonora, seqüestro-relâmpago e qualquer outra desgraça urbana que você queira pôr na lista.
Legal o seu blógue, a propósito. Belas fotos de Belém.

2:50 PM  

Postar um comentário

<< Home