Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

domingo, maio 29, 2005

Anote aí

NICIAS RIBEIRO é o nome da fera. Sua foto no site da Câmara dos Deputados revela uma figura esquisita, pra dizer o mínimo, e de fazer inveja aos sonhos mais loucos de Saruman, pra dizer o máximo. Esse nobre deputado do baixo clero PSDB do Pará foi incumbido pelos ruralistas, com a bênção do tucanato, de jogar areia no projeto de MP do governo de interditar 8 milhões de hectares ao longo da BR-163 para fazer unidades de conservação.

O députado Nicias odeia mato. Quer "produção" e "progresso", "emprego" e "renda" na 163. O mato que se exploda. Bom mesmo é pasto e lavoura. Convenientemente, o PSDB quer fazer trocas com o governo Lula. Então, Nicias e seus aríetes sobem no palanque e desancam a Medida Provisória até o último parágrafo. Aí, o PT vem e negocia. Como tudo o mais, a Amazônia virou moeda de troca no mercadão do Severino.

Com todo respeito, deputado, eu também venho de uma família de pecuaristas. Eu adoro pasto. Mais do que isso, adoro uma picanha no alho. Mas se o senhor, como eu, quer ver a produção rural gerar emprego e renda na Amazônia, por que não volta seus discursos para os 65 milhões de hectares de áreas desmatadas e abandonadas na região Norte? Ali dá pra botar um boi danado. E toda a soja que o sr. quiser. E milho e arroz também, pra deixar o pessoa de Pacaraima feliz.

Essa insistência em melar o plano de conservação na BR-163, por outro lado, parece mais coisa de quem quer especular com terra. Desmatar horrores para produzir um nada. E depois do fato consumado, vender a terra para a Cargill ou para o grupo Bertin e encher a burra de cruéis. Parece, enfim, coisa de grileiro, deputado. Mas como eu sei que o senhor não é disso, peço que reconsidere.