Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, agosto 17, 2005

Da série Ídolos que Nunca Conhecerei

MORREU no mês passado de Alzheimer, num asilo em Connecticut, um velho de 77 anos chamado John Ostrom. Ele era curador do Museu Peabody de Yale, pra quem não sabe a instituição fundada por Othoniel Marsh (se você não sabe quem era Marsh, pule este post) com o tutu do tio, George Peabody, para guardar os fósseis que ele coletava no Oeste Selvagem no século 19.

Ostrom descobriu nos anos 60 um pequeno dinossauro carnívoro que ele batizou de Deinonichus, ou "garra terrível". Olhou, olhou e olhou o bicho até ter uma iluminação: aquilo não era dinossauro coisa nenhuma. Estava mais para um passarinho. Assim, publicou em 1969 um paper seminal sobre "a very unusual theropod", propondo essencialmente que um bicho com aquelas características -- uma garra assassina nos pés, mãos compridas, corpo leve, osso carpal semilunado e uma cauda ossificada para dar maleabilidade só poderia ser um caçador veloz, portanto com um metabilismo alto, portanto de sangue quente.

Desnecessário dizer, "they all laughed", como cantaria Gershwin. Mas, como toda boa hipótese, a teoria de Ostrom sobre as aves descenderem do grupo de dinossauros que originou o Deinonichus (o dos maniraptores) só foi ficando mais sólida com o tempo.

Tentei visitar Ostrom em Connecticut no ano passado. Impediu-o seu estado de saúde: acabara de sofrer um derrame. Morreu rindo por último, como convém aos grandes cientistas.

PS: Deriva diretamente do trabalho de Ostrom também a paixão que o mundo tem pelo Velociraptor, outro dinopássaro.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Voce deveria escrever um livro de historia natural. Deve ser um inferno de chato, mas e seu dever civico. Ninguem que escreve tao bem e tem este estilo de logica tem o direito de nao escrever para o publico. E o outro foro que voce usa nao conta. Uma, duas, tres, ja!

1:22 AM  
Blogger Paranthropus said...

Escrevo, sim. Tão logo eu tenha algo de interessante a dizer.

12:28 PM  
Blogger Unknown said...

Ah, sinto uma ponta de exagerada humildade aqui. Você não acha que o mundo científico precisa levantar o traseiro de vez em quando? Nem que seja com um pé na bunda? Ou você será um ídolo que nunca lerei?

6:45 AM  
Blogger Paranthropus said...

Muito provavelmente...

7:41 AM  

Postar um comentário

<< Home