Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quinta-feira, agosto 04, 2005

Parabéns, Blairo Maggi!

NENHUMA IRONIA AQUI. Meus sinceros cumprimentos ao governador de Mato Grosso, que, depois de amargar uma taxa criminosa de desmatamento (48% de tudo o que se devsatou na Amazônia em 2003-2004 foi responsabilidade dele), depois de ter ganho o Prêmio Motosserra de Ouro, ameaçado pela Marina Silva de perder o pacto federativo e achincalhado pela imprensa nacional e internacional, depois de ter tido gente muito próxima dele presa por crime ambiental, resolveu, aparentemente, que cumprir a lei pode ser bom para os dentes.

Maggi abriu ontem, com sua ex-arquirrival Marina, o Primeiro Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na prática, bandidos do setor produtivo e verdorrentos estão pela primeira vez sentando na mesa para discutir o que fazer com o Estado-símbolo de tudo aquilo que é bom para a economia e ruim (mas pode ser bom) para a floresta. O evento vai durar o resto da semana. É uma puta conquista.

O "estuprador da floresta" aparentemente descobriu, depois de cagar e andar para a questão ambiental nos primeiros dois anos e meio de mandato, que cumprir a lei e fazer sua corja cumprir a lei ambiental pode ser bom para os negócios e bom para seu projeto pessoal de poder: reeleição em 2006 e Presidência da República em 2010.

Parabéns também às pessoas e instituições que fizeram Maggi acordar pra vida: Greenpeace, ISA, Inpe, Inpa, MMA, imprensa, ICV, Ministério Público Estadual, na figura de Domingos Sávio Arruda, Ministério Público Federal, na do controverso Mário Lúcio Avelar. Ao GT de Florestas do Fórum Brasileiro das ONGs, representado por Roberto Smeraldi. Ao PPG-7, que bancou a instalação do sistema de licenciamento rural de MT. E mais um monte de gente que tem dedicado seus cabelos brancos a resolver a equação mais difícil do século 21.

Pode ser que esse fórum seja só mais um greenwash e que não dê em nada. Mas é sempre bom começar o semestre com um pouquinho de fé na inteligência alheia.