Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, agosto 03, 2005

A CPI da fumaça

A CPI NÃO VAI DAR EM NADA. Já rendeu cartas de protesto de diversos notáveis, editorial da Nature e até um Prêmio Nobel já pediu aos congressistas que deixem os acusados em paz. Calma: desta vez não se trata de rolo do Dilúvio Soares, nem do Marcos Malério comprando apoios. É que está em curso nos EUA uma CPI bem mais prosaica, que tem como alvo... um grupo de climatologistas.

O inquérito parlamentar foi movido pelo deputado republicano 'Smokey' Joe Barton, do Texas (de onde mais??), chefe do Comitê de Energia da Câmara dos Representantes, contra os cientistas Michael Mann (University of Virginia), Raymond Bradley (University of Massachusetts) e Malcolm Hughes (University of Arizona). Em uma carta nem um pouco delicada, ele pede aos cientistas mais informações sobre o controverso "taco de hóquei", um gráfico construído pelo trio com reconstituições das temperaturas do hemisfério Norte no último milênio, que mostra justamente uma elevação abrupta no último século (como a cabeça de um taco de hóquei deitado) e que ele suspeita que esteja todo errado. Exige também que os pesquisadores enviem currículo completo, lista de financiadores de suas pesquisas e "forneçam a localização de todos os arquivos de dados relacionados a cada estudo publicado para o qual o sr. era autor ou co-autor".

Continua o texano: "As preocupações que cercam esses estudos se refletem na qualidade e na transparência da pesquisa financiada pelo governo federal e no processo de review do IPCC".

De onde o nobre parlamentar tirou a base para o seu questionamento? Ahá! De uma matéria jornalística! No insuspeito The Wall Street Journal. Alguém precisa urgentemente exportar o Roberto Jefferson para Washington.

Primeiro, as dúvidas sobre o "taco de hóquei" são mais velhas que o petróleo do Texas. Desde que Mann e colegas publicaram seu estudo original, em 1999, um monte de gente — céticos, ceticuzinhos e ceticuzões do efeito estufa — já caiu de pau em cima das reconstruções de paleotemperatura. Muita coisa teria sido chutada, imprecisa etc. Os cientistas estão há seis anos se defendendo das acusações (para saber da história em todos os seus detalhes, vá ao blog de Mann, o espetacular Real Climate). Depois, o IPCC e toda a comunidade científica já disseram mais de uma vez que o gráfico é apenas uma ilustração. Por fim, a reconstrução das temperaturas nos últimos mil anos, que baseou o TAR (Terceiro Relatório de Avaliação) do IPCC, em 2001, foi feita e refeita independentemente por deus, raimundo e todo mundo. O resultado foi essencialmente o mesmo.

Qualé a dessa CPI, então? A Nature tem uma aposta: bullying. O Congresso americano estaria pressionando cientistas e levantando dúvidas sobre o terceiro relatório do IPCC para desacreditar o quarto relatório, que o painel deve publicar em 2007. E que deve fazer todo o blablablá dos petroleiros de Bush e companhia bela virar fumaça, quite literally.