Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

segunda-feira, setembro 24, 2007

O rei está nu (e andando de SUV)

ALGUÉM precisa contar pra esse povinho da ONU que George W. Bush não é legal, não é um herói e não está a fim de colaborar com o acordo pós-Kyoto.

A julgar pelas declarações de Achim Steiner, burocratão ambiental da ONU, hoje na Folha de S.Paulo, os EUA são "um grande parceiro" no clima só porque toparam acelerar o phasing-out do HCFC, algo que o mundo inteiro já estava fazendo de qualquer forma.

Pois a primeira atitude do "grande parceiro", como mostra a própria Folha e como escancara hoje o New York Times , foi dar um miau na conferência convocada pelo Ban Ki-Múmia para impulsionar as negociações formais em Bali. Way to go.

Depois, nada, insisto, NADA do que Bush vem propondo é de fato novo ou diferente das posições históricas dos EUA na questão (evitar perda de competitividade e resistir pendurado no saco dos combustíveis fósseis o quanto conseguir). Como o próprio Alan Greenspan conta em seu novo livro, o nome do jogo é petróleo. Até Bush sabe que os combustíveis fósseis não vão durar para sempre, mas a América precisa ganhar tempo para fazer sua transição energética, coisa que a Europa vem fazendo desde os anos 1970. E esse tempo, infelizmente (para nós), é diferente do tempo exigido pelo planeta.

Agora, Bush não é bobo e está jogando com a platéia. Sua estratégia tem o objetivo único de jogar o problema para 2008, para que os democratas resolvam. E tentar entrementes dar uma limpadinha no próprio currículo. Louco genocida, OK, vá lá. Mas louco, genocida e poluidor é demais, né?

Poizé.

1 Comments:

Blogger A simplicista... said...

ué... mas alguém na ONU é legal?

3:26 PM  

Postar um comentário

<< Home