Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

sexta-feira, abril 08, 2005

Proposta de pesquisa

ABSTRACT: Avalio aqui a possibilidade de se estabelecer a filogenia e a história evolutiva da caipirinha e outros drinques, construindo um cladograma do grupo e determinando qual é o táxon-irmão da caipirinha. Para isso, examino as seqüências meméticas de caipirinha, pisco sour, margarita, cuba libre e outras bebidas feitas com limão, gelo e um destilado.

INTRODUÇÃO: A cladística, disciplina fundada por Julian Huxley, tem avançado muito ao longo das últimas duas décadas. Seu casamento com a informática, expresso em softwares como MacClade e TreeView, tem permitido análises arrojadas e, muitas vezes, completamente delirantes (1). Meu objetivo é acrescentar ao delírio e investigar a possibilidade de aplicar regras de cladística àquilo que a minha categoria sabe fazer de melhor: encher o caneco.


Primeiramente, é necessário estabelecer a seqüência memética dos objetos de estudo. Seres vivos têm genes, que não passam de informação codificada em DNA que evolui num dado ambiente segundo mecanismos de seleção. Dawkins (2) propõe que idéias, que ele chamou de "memes", também estão sujeitas a seleção, por se tratarem exatamente de informação. Assim, o meme da caipirinha consiste numa seqüência de outros memes que possuem uma história própria e evoluíram na bebida: cachaça, destilado de cana-de-açúcar criado no Brasil, limão, fruta de origem mediterrânea amplamente cultivada no país, açúcar, invenção asiática, e gelo (que não passa de água a temperaturas baixas e que, dada a carência histórica de temperaturas baixas no país, também foi provavelmente trazido de fora). O pisco sour também é composto de um destilado (de uva, no caso), limão e açúcar, mas possui caracteres derivados, como sal e clara de ovo. A margarita tem como caracteres derivados sal e curaçao blue. Entre os três, a caipirinha é aparentemente o drinque mais basal.
Estudos filomeméticos do gênero apresentam dificuldades ausentes na filogenética: uma delas é a baixa taxa de recombinação, a grande probabilidade de plesiomorfismos e o fato de que mutações de ponto (e.g., a troca de um ingrediente) são capazes de empurrar o seu drinque para um clado totalmente diferente. Mirsky (3) aponta, por exemplo, que a substituição de vodca por uísque no screwdriver automaticamente moveria a bebida para a classe dos eméticos.
Portanto, o desafio do presente estudo é definir caracteres basais, derivados e eliminar convergências, para responder à questão: são os drinques latino-americanos com destilado, limão e açúcar um grupo monofilético? O limão, por exemplo, pode ser um caractere ancestral compartilhado de pisco sour e caipirinha se tiver sido introduzido na América do Sul apenas uma vez; ou ancestral compartilhado de margarita e pisco sour se tiver sido introduzido independentemente por espanhóis e portugueses. Caso as três introduções tenham sido independentes nos três países, caracterizar-se-ia um plesiomorfismo.
O destilado é evidentemente um meme que resulta de pressões locais de seleção. Neste ponto, minha aposta é que pisco sour e caipirinha são taxa irmãos, uma vez que a margarita deriva de um destilado autóctone (tequila, de agave), enquanto pinga e pisco derivam de destilados alóctones (de uva e de cana-de-açúcar).
Estabelecendo valores para cada caractere, seria possível construir em Mac Clade ou em outro software um cladograma que resolvesse tão controversa questão. É necessária também a inclusão de uma ampla variedade de espécies e de exogrupos que possam validar a análise filomemética.
Referências
1) FAIX-BURNET, D., et al: "What can biologists say about galaxy evolution?" Astrophysics and Space Science, 284: 535-538, 2003
2) DAWKINS, R. : "The Selfish Gene", Oxford University Press, 1996
3) MIRSKY, S., comunicação pessoal