Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

domingo, maio 29, 2005

Istoé inacreditável

QUEM ACHA que já leu de tudo nesta vida não pode perder de jeito nenhum a edição desta semana da revista Istoé Dinheiro. O incorruptível fanzine anuncia, em sua capa, um furaço de reportagem: há uma conspiração internacional para retirar a Amazônia das mãos do Brasil e entregá-la para ___________ (escreva aqui o nome da sua potência/organização estrangeira favorita).

Isso mesmo, senhoras e senhores: a Istoé REVELOU o grande golpe para internacionalizar a Amazônia! Tudo armado pelo Paulo Adário, o agente da CIA disfarçado de ativista do Greenpeace, e outros ongueiros que travestem de dicurso ambientalista a sua real intenção de abocanhar as riquezas ______________ (escreva aqui o nome da sua commodity favorita) fornecidas pela floresta.

E no que se baseia a Istoé Dinheiro para sustentar tamanho furo de reportagem? Ora, não se faça de inocente, caro leitor! Nas declarações do agora chefão da OMC, Pascal Lamy, de que o Brasil deveria aceitar "soberania relativa" sobre a Amazônia; em aspas de um militar; e, principalmente, em declarações de meu amigo Blairo Maggi, o rei da soja, principal vítima da ação midiática do Greenpeace quando da divulgalção dos números do desmatamento.

Olha, se eu não conhecesse bem a Istoé Dinheiro, veículo cujo padrão ético é famoso na imprensa brasileira, diria que a família Azulgaray levou uma boa grana do Grupo Maggi para plantar (com a vênuia do trocadilho) essa matéria.