Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

domingo, janeiro 22, 2006

Titã

NO MAIS MINEIRO dos estilos, o paleontólogo Reinaldo José Bertini acaba de coroar sua carreira batizando o terceiro (ou quarto) saurópode descrito no Brasil, Adamantisaurus mezzalirai. Garante, assim, finalmente, um lugar na história taxonômica do grupo de vertebrados ao qual se dedica há mais de duas décadas.

Já passava da hora. Bertini é um dos principais paleontólogos do Brasil, ainda assim insiste em manter um relativo isolamento em seu Bunker de Rio Claro e um perfil baixo quase obsessivamente zen-budista. Se quisesse, poderia ter fama, glória e grants de pesquisa, como vários de seus colegas menos talentosos têm. Mas sempre se recusou a fazer o jogo dos "coletores" de material que andam pelas rochas do Cretáceo mineiro-paulista. Sempre se recusou a comprar fósseis. E sempre se dedicou também obsessivamente a seus alunos. Sem chiar. Criou Max Langer, hoje talvez o maior especialista em dinossauros basais do mundo, com quem brigaria depois. Criou Rodrigo Santucci, primeiro autor do paper do Adamantisaurus, a quem imprimiu um pouco de seu estilo discreto. Treinou um bocado de gente no interior a coletar fósseis, para ser apunhalado depois por esses mesmos caras, que passaram a mandar material para o Museu Nacional e outras instituições "rivais".

O paper que ele assina com Santucci na edição deste mês da Palaeontology descrevendo o novo titanossauro é o primeiro de muitos. Esse titã merece.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Legal isto que voce escreveu.

11:51 AM  

Postar um comentário

<< Home