Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, maio 21, 2008

Tuíra ataca outra vez (e acerta)


19 ANOS DEPOIS de ter passado o terçado na cara do presisdente da Eletronorte, Tuíra Kayapó, prima de Paulinho Paiakan, atacou outra vez. Só que desta vez ela (ou alguém de sua tribo) acertou e tirou um filé do braço de um engenheiro da Eletronorte.
Nem vou debater o absurdo de deixarem 600 índios armados entrarem num ginásio de esportes, nem se houve ou não houve provocação por parte do engenheiro ou incitação à violência por parte do MAB ao falar em "guerra".
Só que os caiapós agiram como o menino de 9 anos daquela piada horrível do Costinha, acusado de abusar de uma menina de 8. A mãe abaixa as calças e começa a balançar o bilau do menino: "Olha aqui, seu juiz, 9 anos! O sr. acha que ele seria capaz de uma coisa dessas?" Ao que o menino responde: "Larga isso aí senão a gente vai perder a questão".
Os índios deram uma terçadada não no braço do engenheiro, mas no próprio pé.
Hoje o Jornal Nacional já deu o tom da reação do setor antiíndio da sociedade. A edição da matéria vinha com um off assim: "[Os índios e ambientalistas] dizem que o Xingu tem pouca água e que a hidrelétrica ficaria sem funcionar" - a imagem é fechada justamente na água do rio, e quase não dá pra ver a outra margem.
Vamos ver como O Globo, que tem defendido a grilagem de terras, vai vir no editorial de amanhã.

2 Comments:

Anonymous Guilherme said...

Tu te posicionas contra ou a favor da construção da Usina?

6:10 PM  
Blogger Gui said...

Tu te posicionas contra ou a favor da construção da Usina?

6:11 PM  

Postar um comentário

<< Home