Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, setembro 07, 2005

A vingança de Richard Dawkins

LEMBRO-ME de uma caminhada numa tarde fria e ensolarada de primavera nos jardins de Harvard em que um amigo meu, um célebre e já caricato antideterminista, recomendava que eu jogasse fora todos os escritos do meu ídolo Richard Dawkins, cuja herança intelectual merecia algo como a lata do lixo da biologia.

Hoje, uma reportagem de Nick Wade no New York Times vem redimir Dawkins. Ela conta a terrível história de um verme que literalmente devora gafanhotos por dentro e que, quando precisa ir para a água para completar seu ciclo de vida, manipula quimicamente o inseto para dar um mergulho suicida, libertando-se então do seu corpo carcomido.

A manipulação decorre provavelmente de proteínas sinalizadoras do verme que, uma vez no cérebro do parasitado, determinam a mudança de comportamento. Um fenômeno parecido já havia sido observado em aranhas parasitadas por vespas por William Eberhard, entomólogo do Smithsonian na Costa Rica. Ambos resgatam de certa forma a idéia de fenótipo extendido, popularizada por Dawkins no livro de mesmo nome.

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Fiquei aqui pensando com meus botões. Se o mecanismo fosse desvendado, isso daria uma boa arma-química - como fazer com que soldados inimigos cometam suicidio. Ou deveria ter alguma utilidade no tratamento de doenças. Ou poderia ser explorado em filme de zumbis...

10:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois saiba que Ele ficou absolutamente irredutivel quando ouviu falar desta historia hoje a noite e veio com Suas explicacoes sociologicas. Eu, completamente encharcado com licor de maca verde e vinho californiano, so conseguia pensar se a abertura da minha janela no 32 andar era grande o suficiene para joga-Lo embaixo. Amanha Ele me paga, tera uma reuniao com Bruce Lahn que vai explicar porque gente branca e geneticamente mais inteligente.

9:50 PM  
Blogger Unknown said...

Ai meu Ele!

Talvez no meio da reunião surja a pergunta: como explicaremos o Bush? Ou talvez ele explique melhor isso:

"O tamanho dos testículos humanos ocupa um lugar intermediário, o que parece indicar, segundo esse estudo, que as mulheres de nossos antepassados não eram tão promíscuas como as fêmeas dos chimpanzés nem tão fiéis como as dos gorilas."

Quer dizer as mulheres sempre foram meio-safadas? Esse Bruce.

2:40 PM  
Blogger Paranthropus said...

Ei, como diria o americano naquela piada da suruba, "coordination, coordination!!"

A coisa dos ovos grandes tem a ver, sim, com promiscuidade e guerra de esperma entre chimpanzés. Já viu uma chimpanzoa no cio? Eu também não, mas a Jane Goodall diz que é uma loucuuura. Elas trepam com todos os machos sexualmente maduros do bando, independente de parentesco, status ou vinculação política. Chimpas evoluíram os maiores testículos entre os primatas e coisas bizarras como sperm plugs (é isso o que você está pensando, mesmo), que é muito, muito nojento. Gorilas não precisam disso, porque eles têm outros meios de garantir sucesso reprodutivo (na porrada).

Você pode dizer que as fêmeas humanas num tempo evolutivamente relevante eram "meio safadas", sim. Hoje a maioria é completamente safada... decerto uma contribuição cultural, uma coevolução, ou o resultado de uma corrida armamentista, sei lá. Jared Diamond explica.

Companheiro de Boa Viagem, manda o GAGA-box nadar no lago aí até o Canadá, pra ver se ele desenvolve alguma adaptação epigenética, ambiental ou o que quer que seja.

3:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aí, Paranthropus, dú cará! Agora entendi quem sou eu e por que sou assim!

1:51 PM  
Blogger Paranthropus said...

É justamente isso o que faz o sucesso reprodutivo das cachorras, querida. Genes geralmente não são pessoas decentes.

8:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

Essa pesquisa idiota não provada nada, só prova que o Paranthropus é um filho da puta.

6:22 AM  
Blogger Paranthropus said...

As pessoas FINALMENTE estão pegando o espírito desse blog. Você aí em cima, agora que já pegou, aproveita e balança.

10:12 AM  

Postar um comentário

<< Home