Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Climáticas

SAVE THE DATE
O IPCC lançará com pompa e circinstância seu AR4, ou "Assessment Report Four", em Paris no dia 2 de fevereiro. Quem leu o El País nos últimos dias já sabe o que o relatório dirá. E sabe que o chumbo é grosso.

***

TON-SOUS-TON
O que o El País não disse, no entanto, foi que o tom de alarme do freaseado do "Summary for Policymakers" vem sendo consistentemente suavizado versão após versão. Cada vez que um draft é submetido aos governos, a coisa dá uma michada. Quem leu o Independent no ano passado sabe do que eu estou falando.

***
ASSIM NA CIÊNCIA COMO NO FUTEBOL
O capítulo 2 do relatório, Impactos e Vulnerabilidade, tem entre seus autores 12 argentinos e três brasileiros. Dizem as más línguas que o número pode até se dever ao fato de que os vizinhos de baixo estão mais adiantados do que nós na pesquisa do assunto. Mas a "proximate causation" mais provável é o fato de que o chair do capítulo é um argentino, Oswaldo Canziani. Dále.
***
NOSSA MULHER EM GENEBRA
Tem gente reclamando que o número desproporcionalmente baixo de brazucas no IPCC poderia ser bombado caso a brasileira Thelma Krug, membro do board do painel, fizesse um bocadinho de lobby.