Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

terça-feira, janeiro 15, 2008

An odd pair

E NÃO É do vinil do Pink Floyd que eu estou falando. Estou falando de ninguém menos que Marina Osmarina da Silva, minha heroína, deusa número dois do meu panteão (a primeira é Jane Goodall, por respeito à idade e aos olhos azuis), andando de mãos dadas (ideologicamente ao menos) com o Enézio.

Pois é. Na sexta-feira passada, chiquinha deu o ar de sua graça na remota Engenheiro Coelho, em São Paulo, para falar em... um encontro criacionista. Vou deixar você ler de novo a última frase.

Olha, nada contra ela ser crente. Até heróis têm lá suas máculas, suas falhas de caráter. Minha trisavó também era crente. Marina pode ser batista, adventista, quadrangular, icosaédrica, o que ela quiser. Mas antes disso ela é uma figura pública de um Estado laico. Tem bons amigos na Esplanada que tentam combater o criacionismo e outras pataquadas cujo objetivo declarado é substituir (ou como eles dizem, "apresentar uma alternativa" a) o ensino científico.

Portanto, emprestar seu prestígio ao infame evento sobre "criacionismo e mídia" na Universidade Adventista (sic), com direito a webcast e tudo, é uma indecência.

Em tempo: Webcast, eu disse? Poizé. Os crentes são contra o progresso científico, mas a favor de webcasts. Captou?

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

PQP. Agora não falta mais nada.
O deprimente é que essa chocante revelação não terá nenhuma conseqüência.

7:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

PQP de novo. Entrevista com a Ministra:

http://link.brightcove.com/services/player/bcpid1078667253?bclid=1111466897&bctid=1374477433

7:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Paranthropus, não entendi algumas partes do seu post...seria possível alguns esclarecimentos?

Há tantos evolucionistas no Poder, qual o problema em se ter 1 (um) criacionista?

Um Estado laico não inclui a democracia (liberdade de idéias e expressões)?

Crentes são contra o progresso científico? tem certeza ???

Acreditar no criacionismo é uma falha de caráter?

E apoiar o preconceito, é o quê???

Aguardo os esclarecimentos...

Obrigada!

3:51 AM  
Blogger Paranthropus said...

Querida anônima,

Aos esclarecimentos:

1 - Não há problema NENHUM em haver um criacionista no poder. Ou 50. Ou 500. Ou TODO o gabinete ser criacionista. Como disse Eduardo Viveiros de Castro no blog Ciência em Dia, antes um criacionista que vários destrucionistas. O problema está em utilizar-se de cargo público para fazer proselitismo religioso. É incinstitucional, dado que o Brasil é um estado laico, e imoral.

2 - Então, acho que você não entendeu. Leia outra vez a resposta acima.

3 - E não são? Quem proíbe transfusão de sangue entre seus fiéis, sabendo que isso pode levá-los à morte? Quem defende que a idéia central da biologia (princípio que levou à maioria dos remédios que você usa) é uma bobagem, que há uma "explicação alternativa" e reduz o debate a uma questão de "liberdade de expressão"? Quem quer acabar com o ensino de ciências?

4 - Hmmm... É.

5 - Exatamente de que preconceito você está falando? Achar que a defesa pública uma crença instituída no fim do Império Romano é incompatível com a atitude de uma ministra de Estado no século 21? Qual é o preconceito nisso? Ou você vai argumentar novamente pela "liberdade de expressão" etc.?

Amplexos esclarecedores.

6:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu me imagino na posição de um biólogo ou de um geólogo, discutindo temas relacionados à mudança climática, por exemplo, com a ministra. Seria esquisitíssima a situação. Como dialogar com alguém que se recusa a aceitar a base de discussão? Por outro lado, ela não parece se comportar como alguém que acredita que o Arrebatamento vai acontecer qualquer dia desses. WTF????

9:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá...aqui é a mesma anônima aí de cima...pelo que entendi, vc tem conhecimentos históricos, eu sou profissional da saúde (aliás, sou responsável pelos tais "remédios que vc toma"), então cada um teria seus argumentos.
Bem, eu não tenho a menor intenção em discutir história, evolucionismo,design inteligente e mto menos política...
Tb não sei se ela se expressou como cidadã ou como representante pública (afinal, ninguém é ministro 24/7).
Eu estou de "intrusa" no seu espaço, vc usa o blog como achar melhor, mas não acho ético afirmar que ser espirita, budista, evangélico, roqueiro, blogueiro ou o que quer que seja é uma falha de cárater simplesmente pq não está de acordo com o que alguém acredita ser a verdade.
O criacionismo não está provado cientificamente.
O evolucionismo tb não.
São teorias, ninguém estava lá pra ver...
Não vou mais postar comentários, mas deixo meu agradecimento pelos "esclarecimentos"...

9:39 AM  
Blogger Paranthropus said...

Xa ver se eu entendi: você é "profissional de saúde" e acha que o evolucionismo "não está provado cientificamente".

Sugiro que peça demissão. Ou comece a prescrever sempre o mesmo antibiótico para os seus pacientes. Ou faça sexo sem proteção (afinal, não está provado cientificamente que o HIV evolui - mais provável é que o Criador intervenha todos os dias no genoma do vírus para torná-lo resistente a todas as tentativas de acabar com ele. Eu, se fosse Deus, teria mais o que fazer). Ou, da próxima vez que pegar alguém com septicemia no plantão, sente-se e reze pela cura.

11:42 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estou completamente impressionado com sua inteligência caro Paranthropus!
Agora você prova a evolução através do vírus HIV!!!
Graças a você a teoria da evolução não é mais teoria!!! Você acaba de provar isso para humanidade toda! Heheheh
Vai sair no Jornal!

11:55 AM  
Blogger Paranthropus said...

Eu tenho uma modesta proposta para você testar essa "teoria": você vai ali no Trianon e descola alguém pra te comer. Mas diga ao puto que tem que ser camisinha; afinal, a evolução é apenas uma "teoria".

2:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

É deprimente ver alguém que se esconde por trás de um pseudônimo bombardear os outros.
Você foi ao simpósio sobre criacionismo?
Você assistiu pela internet?
Se assistiu parabéns. Se não, então por que "não te calas?".

12:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nao, perai, Genivlado, deprimente mesmo e alguem se assinar como Genivlado e nao ser pseudonimo. Que porra de nome e esta? Homenagem ou sacanagem?

7:56 PM  
Blogger Paranthropus said...

É GENIVLADO mesmo? Tem certeza de que não é GeniVALdo? Não. Habla sério! Diz pra mim que foi um erro de digitação.

Não que vá ficar muito melhor, mas diz pra mim que não é GeniVLAdo.

Soa como "genuflexo". O que, pelo visto, não está longe da verdade...

6:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

heeeheh.
Você é bem divertido quando não encontra uma resposta...
A respeito da sua proposta...
Não tenho o mesmo costume que você tem... Se você precisa sair pelas ruas como um homossexual pedindo para alguém te "encher de energia" para se sentir importante... problema é seu!
Mas pensei que seria mais criativo na resposta ao invés de xingar os seus leitores!
Que tipo de pessoa você é???
Do tipo que quer impor suas idéias???
Essa sua atitude só prova que você não segurança no dito “conhecimento” que tens.

9:25 AM  
Blogger Paranthropus said...

E desde quando homossexual é xingamento?

Lá na tua seita vocês tentam converter gays também? Essa é a pluralidade que os irmãos em cristo pregam?

12:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Agora sei como que surge esses seus comentários tortos!
São duas hipóteses:
1 – Você não presta atenção nas coisas.
2 – Você não tem raciocínio lógico.
Em qual parte do meu comentário eu afirmei que chamar alguém de homossexual é xingamento?
Que eu saiba, eu afirmei que se você quiser ser homossexual ou não problema é seu!(Quer maior pluralidade que essa?)
Seita??? Agora os pesquisadores e desenvolvedores da teoria do Design Inteligente são uma seita? Bom se esse grupo é uma seita, eu faço parte sim.
Agora, na minha “seita” é costume ter respeito com os de outras “seitas” e também usamos de transparência nas coisas. Mas pelo visto, a seita que você faz parte é bem diferente. De início ocultam fatos e querem ser a “verdade” incontestável, e ainda usam de grosserias para tentar intimidar as pessoas.
Para concluir meu comentário, creio que você ironiza e ridiculariza mais a classe dos homossexuais do que eu.

9:30 AM  
Blogger Paranthropus said...

Ahn! Você é da seita do Enézio "Insuficiência Epistêmica" Almeida Filho...
Tindí. É um pessoal mais "sofisticado", cheio de "raciocínio lógico" e que "não é criacionista", né?

Mas me conta mais sobre os IDevotos: quer dizer que agora eles fazem "pesquisa"? E onde estão publicando? Nos Anais da Pesquisa Improvável? Ou na Ata Biológica do Kansas?

Fala sério.

4:50 AM  

Postar um comentário

<< Home