Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Climáticas 2

O QUE REALMENTE IMPORTA
O IPCC divulgou, como todos sabem a esta altura, sua previsão "apocalíptica-ma-non-troppo" de um aquecimento de 1,8 a 4 graus Celsius do planeta até 2100. OK. Esse é o destino da humanidade. Mas o que realmente me importa agora é saber qual será o destino de HARRY POTTER. Stay tuned.

***

HERE COMES THE SUN, LITTLE DARLING
Segundo me informam, a Folha de São Paulo elegeu o tema das mudanças climáticas como prioridade do jornal em 2007. Tem gente se perguntando por que isso justamente agora e como é que uma prioridade vai sair em meia página.

***

PLURALISMO
Um amigo meu, jornalista de política da Folha, me perguntava na véspera do AR4 se esse tal IPCC teria ouvido "o outro lado". Para ele, o filme do Al Gore parecia "tendencioso". Ooooy.

***


SOM LIVRE
E o Estadão diz, num editorial inacreditável, que o IPCC não passa de um bando de doomsday scientists, que erra ao "enfatizar somente a natureza escatológica" etc e, mais incrível de tudo, que o relatório "não tem nada de novo, só uma compilação de estudos conhecidos". Acho que colocaram alguém do caderno Dois pra fazer o editorial e o cara pensou que estivesse escrevendo sobre uma dessas coletâneas do Roberto Carlos.

***

TECHNOLOGICAL FIX
Mais inacreditável ainda, o editorial conta com o "espírito" e o "engenho" humanos para resolver um problema que ele nega que seja causado por seres humanos. Confere? Meu terapeuta chamaria isso de dissociação.

***

É ESSO AÍ
Mas a notícia climática do ano não foi o relatório do IPCC. Foi o anúncio do lucro de 39,5 bilhões de doletas pela Exxon (aquela empresa que mandou Bush demitir Bob Watson do IPCC - e foi atendida - e que distorceu relatórios americanos sobre mudança climática). NENHUM jornal brasileiro deu destaque a essa notícia na capa de sexta, muito menos ligando o fato com os acontecimentos em Paris.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa de ouvir o outro lado é dose. E o pior é que cola. Falta educação científica, falta compreensão do que é o IPCC, falta entendimento de quanto a ciência climática avançou nos últimos anos. Dê uma olhada, por exemplo, nas discussões do blog do Reinaldo Azevedo sobre o tema.

6:42 AM  

Postar um comentário

<< Home