Ideias antigas

Fósseis, árvores, minorias, filhos e outras coisas fora de moda

Minha foto
Nome:

Apenas uma relíquia do Plioceno...

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Ninguém segura esse crioulo

EU ODEIO ser otimista, e todas as vezes em que fui otimista o curso dos fatos me provou errado. Mas é difícil não achar que o mundo amanheceu um pouquinho melhor hoje, no primeiro dia de trabalho do Presidente do Mundo no Salão Oval - aquele mesmo Salão Oval que já foi manchado pela porra presidencial no affair Chupinsky e depois conspurcado por oito anos das botinas de George W. sobre seus tapetes.

Repare bem muito em trechos do discurso inaugural de Barack Negão Obama e diga se não há razões para um pouquinho (só um pouquinho, que seja) de otimismo:

"Homes have been lost, jobs shed, businesses shuttered. Our health care is too costly, our schools fail too many, and each day brings further evidence that the ways we use energy strengthen our adversaries and threaten our planet."

"The state of our economy calls for action: bold and swift. And we will act not only to create new jobs but to lay a new foundation for growth. We will build the roads and bridges, the electric grids and digital lines that feed our commerce and bind us together. "

We will restore science to its rightful place and wield technology's wonders to raise health care's quality..."

"We will harness the sun and the winds and the soil to fuel our cars and run our factories. And we will transform our schools and colleges and universities to meet the demands of a new age.
All this we can do. All this we will do."

"As for our common defense, we reject as false the choice between our safety and our ideals."
[nesse momento a câmera da BBC apontou para Bush na platéia, sorrindo amarelo. Priceless.]

"Recall that earlier generations faced down fascism and communism not just with missiles and tanks, but with the sturdy alliances and enduring convictions.
They understood that our power alone cannot protect us, nor does it entitle us to do as we please. Instead, they knew that our power grows through its prudent use. Our security emanates from the justness of our cause; the force of our example; the tempering qualities of humility and restraint."

"With old friends and former foes, we'll work tirelessly to lessen the nuclear threat and roll back the specter of a warming planet. We will not apologize for our way of life nor will we waver in its defense."

"For we know that our patchwork heritage is a strength, not a weakness.
We are a nation of Christians and Muslims, Jews and Hindus, and nonbelievers."

"And to those nations like ours that enjoy relative plenty, we say we can no longer afford indifference to the suffering outside our borders, nor can we consume the world's resources without regard to effect. For the world has changed, and we must change with it."

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Pequeno dicionário do século 21

SIONISMO, s.m.: Ato ou efeito de aproveitar a culpa dos europeus e os interesses energéticos dos americanos para depôr à força um governo democraticamente eleito na nação vizinha, massacrando criancinhas pelo caminho, por alegadas "razões de segurança".

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Um fator ignorado do desmatamento: uma proposta de investigação

ABSTRACT
O ciclo das commodities, como madeira, carne bovina e soja tem sido apontado estudo após estudo como fator-chave para a compreensão da dinâmica do desmatamento na Amazônia. Essa dinâmica segue geralmente o modelo do "boom-colapso", descrito por Celentano e Veríssimo (Celentano e Veríssimo, 2007). Fatores outros, como a presença de estradas e de obras de infra-estrutura (Nepstad, 2000, Laurance, 2001) têm sido considerados vetores cruciais da atividade, bem como assentamentos de reforma agrária (Brandão Jr. & Souza Jr., 2006) . Este artigo vem propor um vetor até aqui ignorado e igualmente importante: a garrafa térmica.

INTRODUÇÃO
A garrafa térmica é o principal fator de mobilidade do gaúcho (Veríssimo, 1981). Ela permite manter a água quente por longos períodos de tempo e em praticamente qualquer lugar, o que por sua vez torna possível ao gaúcho exercer seu ethos não apenas em casa como também em praças, na praia e em virtualmente qualquer lugar do Brasil ou do mundo onde se possa conseguir mate e um jeito de fazer fogo. Sua popularização, concomitante ao esgotamento das terras para produção agropecuária no Rio Grande do Sul, permitiu a levas de gaúchos emigrarem para novas fronteiras agrícolas - lugares onde nem ao menos havia eletricidade, como Rondônia, Mato Grosso do Sul e o norte de Mato Grosso.

Uma vez que os gaúchos estão por trás de parte substancial da abertura de novas áreas para a produção de carne e grãos na Amazônia, replicando o modelo de ocupação de terras em seu Estado nativo, argumentamos que a garrafa térmica (ou simplesmente "térmica"), ao possibilitar a fixação de colonos sul-riograndenses, tem dado uma contribuição involuntária e de dimensões até agora desconhecidas ao maior crime ambiental praticado na história recente do Brasil, que já eliminou 700 mil quilômetros quadrados de floresta.

MATERIAL E MÉTODOS
Diante da falta de dados estatísticos sobre a produção, a venda e o uso de garrafas térmicas cruzados com os dados de desmatamento do Prodes e de demografia do IBGE, o autor usou uma abordagem qualitativa, lançando mão de recursos disponíveis na internet.


A figura abaixo mostra o cruzamento de um mapa de satélite da Amazônia obtido no Google Earth com a lista espacializada de representantes comerciais da Invicta, uma das mais importantes marcas nacionais de garrafa térmica.




O padrão de distribuição espacial da venda de garrafas térmicas chama atenção imediatamente por se sobrepor não apenas a zonas povoadas, mas por ter uma coincidência quase perfeita com o chamado Arco do Desmatamento. Impressionante é ver como as garrafas térmicas ocupam uma linha reta ao longo da BR-364, em Rondônia - o Estado mais gaúcho e mais desmatado da Amazônia. Como esperado, também se distribuem ao longo da BR-163, da Transamazônica e da Belém-Brasília, na porção leste do Pará.

Das 19 cidades marcadas neste mapa com representação da Invicta, 7 (36%) integram a lista dos 36 municípios campeões de desmatamento. Uma oitava, Brasil Novo, não pôde ser localizada.


DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
O presente artigo apresenta apenas uma proposta de investigação, mas um dado intrigante e novo que pode vir a ser útil na formulação de políticas públicas contra o desmatamento e a erosão de biodiversidade que ele enseja. Mais pesquisas e dados quantitativos serão necessários para a confirmação dessa hipótese de trabalho. No futuro, o monitoramento do mercado de garrafas térmicas poderá ser incorporado aos métodos e sistemas de vigilância da Amazônia, como forma de ir além dos alertas em tempo real gerados pelo SAD e pelo Deter e chegar a prever onde ocorrerão desmatamentos futuros.

Solução final

Da divisão da Palestina:

1 - Os israelenses ficam com Higienópolis e o Upper West Side. É onde eles passam a maior parte do ano, mesmo. Colonos judeus serão treinados para trabalhar no Terceiro Setor ou em fábricas de matzos.

2 - Os palestinos ficam com Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Duvido que reclamem de falta d'água lá.

3 - O litoral de Israel, as praias de Gaza e Jerusalém serão divididos entre a administração dos Museus do Vaticano e os empresários do turismo de Las Vegas. O restante da região pode virar sítio de teste de armas nucleares, a ser administrado em consórcio entre Estados Unidos, Irã e Paquistão.